Prêmio Intranet Portal: vencemos


Chegamos lá: dia 14 de novembro aconteceu o evento de encerramento do Prêmio Intranet Portal, em sua primeira edição. A ENSP/Fiocruz ficou com o Grand Prix, depois de já ter levado o troféu da Categoria Conteúdo. Também saíram vencedores a Oi (Menção Honrosa – na prática, uma forma singela de dizer “parabéns pelo brilhante segundo lugar”), o Itaú (Categoria Colaboração) e o Banco Central (Categoria Integração em TI).

Entretanto, há outros dois vencedores menos óbvios: nós e o mercado. Sim, vencemos.

Evento de encerramento

Casa cheia, sucesso, catarse

Vencemos porque reunimos, de fato, profissionais do segmento de intranets e portais corporativos em torno de um catalizador comum. Se algum dia alguém já se perguntou que “segmento de mercado” é esse, acho que o prêmio foi o que chegou mais próximo de dar a ele uma resposta, mostrando a cara, afirmando uma identidade.

Vencemos a desconfiança, a postura “São Tomé”, o tapinha nas costas de quem dizia “maravilhosa idéia!”, para logo em seguida completar “entretanto… nos procure no ano que vem…”. Vamos procurar. Já estamos procurando. Não desistimos fácil. É aquela história: se o Rei de Portugal fosse estimar o ROI da viagem de Cabral, talvez nossa língua oficial hoje fosse o Tupi-Guarani… (talvez fosse melhor para nós até, não? rs)

Vencemos a inércia. O dilema de Tostines. Ou do ovo-e-da-galinha, como preferir. O mercado é imaturo, não vamos investir. Não investimos e o mercado permanece… imaturo. O passo inicial foi dado – não foi pouco, mas está longe de ser tudo. E não vamos conseguir mais passos sem que outros subam efetivamente no barco (de Cabral, já com um mapa do novo mundo se desenhando).

Vencemos a síndrome do “ufa, o evento acabou, agora vou descansar“. O evento, coroando o prêmio, abre portas. Seus desdobramentos são o verdadeiro trabalho de Hércules, que já começamos. Livro-coletânea dos vencedores. Segunda edição nos dias 22 e 23 de outubro, com apoio do Senac-SP, em sua unidade na Consolação. Primeiro curso universitário voltado para “Gestão Estratégica de Intranets e Portais Corporativos”. E a criação do Instituto Intranet Portal. Tudo andando. Tudo a caminho. 

O Prêmio nunca foi uma ação isolada – nasceu de um histórico de quase 10 anos, até então culminando no site Intranet Portal. E sempre esteve inserido numa ambição maior, cuja visão aponta para um Instituto que funcione como hub do mercado. Será que vamos conseguir? Bem, isso é o que muitos perguntaram um ano atrás. E… vencemos… :o)

Anúncios

One thought on “Prêmio Intranet Portal: vencemos

  1. E Parabéns!
    De verdade, por tudo acontecer dessa forma, e por vencer os ‘incredulos’.

    Acompanhei desde a gestação do Premio, e é com satisfação que vejo coroar os vencedores e a continuação do projeto.

    Em frente, Saldanha!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s