A web 2.0 por trás do firewall


Quem milita no segmento de intranets e portais corporativos já deve conhecer Jane McConnell – ela mantém um blog muito interessante e faz uma ampla survey sobre intranets anualmente.

Recentemente, Jane palestrou no Intranet 2.0 Forum, realizado em Londres, em junho. Os slides que se seguem foram a base da apresentação e contém não só resultados da pesquisa, mas também alguma conclusões interessantes:

Dentre o rico material apresentado, duas coisas me chamaram atenção especial, ambas relacionadas entre si: a frase do Diretor do Gartner (“Business need a place between the rigid and the chaotic”) e a postura da Jane de fazer o que chamo de “leitura antropofágica” das ferramentas da web 2.0 para sua aplicação no ainda regulado e proprietário mundo corporativo.

Web 2.0, Intranet 2.0 ou Enterprise 2.0 (como prefira chamar) será cada vez mais parte de uma solução maior (que eu ainda teimo em chamar de portal corporativo avançado) – não um substituto para todas as intranets do mundo, como os amantes do hype gostam de alardear… Aposto minhas fichas nisso.

E você, o que acha? E quanto aos slides, do que mais gostou?

P.S. – E no Brasil, como será que anda o uso das ditas “ferramentas sociais”? Parte dessa resposta virá com o resultado do Prêmio Intranet Portal 2008 – os jurados estão avaliando os cases neste instante… Uma das categorias de premiação será justamente “Enterprise 2.0” – quem será o grande vencedor? Se quiser ver em primeira mão a apresentação dos melhores do país, não deixe de reservar sua vaga na Conferência “Colaboração, Conteúdo e Integração”, que acontecerá em14/11, em Sampa! Será um momento de aprendizagem, benchmarking e networking, encerrando o ciclo da premiação – vejo vc lá? ;o)

Comente