Do que estamos falando?


Responda rápido: quando você pensa em intranet ou portal corporativo, que temas vêm a sua mente? Do que estamos falando, afinal?

Quem está acostumado com o recurso de “nuvem de tags”, funcionalidade típica da web 2.0, sabe que é um dos melhores inventos para traduzir o universo semântico de um ambiente digital. Em outras palavras: através da categorização, o sistema consegue nos mostrar, de forma automática, quais são os temas mais recorrentes.

Que tal, então, pensar numa “nuvem de tags” relacionada a intranets e portais corporativos avançados? Foi esse exercício que eu fiz, refletido na imagem abaixo (que é o último slide do meu workshop, tentando sintetizar tudo que foi dito nos dois dias):

Nuvem de tags dos portais avançados

Nuvem de tags dos portais avançados

Para facilitar a visualização, utilizei também cores, além do tradicional uso do tamanho da fonte. No caso acima, as cores agrupam elementos complementares e o tamanho indica grau de importância estratégica. A proximidade dos termos também tem significado, mostrando itens que se relacionam de alguma forma (ex: categorização – conteúdo – personalização).

Como se vê, falar em portais avançados é falar, principalmente, em coisas como Inteligência Coletiva e Competitividade no Século XXI – e não meramente em uma ferramenta de TI ou em um mural de comunicados, como muita gente ainda pensa (infelizmente). O portal deve ambicionar guardar “o conhecimento em nuvem” (fazendo uma analogia agora com o conceito de “computação em nuvem”) da organização, oferecendo agilidade e capilaridade para fomentar a inovação. É disso que estamos falando…

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s