Clouds, SaaS e o fim da TI (e do mundo como conhecemos)


O Jornal da Globo apresentou uma matéria anteontem (que agora está disponível em vídeo) sobre o Google e o conceito de “computação nas nuvens”. Trata-se de um bom (e bem embasado) exercício de futurologia, mostrando como este novo paradigma (evolução do conceito de computação em grid) pode mudar nossas vidas… Vale conferir (infelizmente, não consegui fazer o embed aqui no post, não funcionou…).

Notem que Software como Serviço (SaaS) – uma realidade aqui e agora – é a pontinha do iceberg deste futuro. Se será uma mudança para todos os usuários, será um tsunami para a área de TI em especial.

Nesta hora não consigo deixar de lembrar que, até bem pouco tempo, as grandes empresas tinham cada qual a sua agência de publicidade internas – as famosas Houses. Hoje isso é passado – tão passado que muito gente nem lembra mais, tamanha foi a mudança de paradigma.

Se a tendência da cloud computing se confirma, em uns 5 (no máximo 10) anos o departamento de TI das empresas será infinitamente mais enxuto do que é hoje, centrado na inteligência voltada para o negócio e na orquestração/gestão dos parceiros ultra-especializados.

Será mesmo? Bem, veja o vídeo e tire suas próprias conclusões (só não esqueça de compartilhá-las com a gente, nos comentários, para fazermos um debate bacana a respeito).

Anúncios

2 thoughts on “Clouds, SaaS e o fim da TI (e do mundo como conhecemos)

  1. Pingback: Carr e o fim da TI como conhecemos « Intra 2.0

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s