Agregando valor em ambientes digitais corporativos – Conteúdo (parte 3)


Retomando a série de posts sobre as propostas únicas de valor de um portal, vamos falar um pouco sobre o segundo pilar – Conteúdo.

Para começar, é importante lembrar que a expressão “Gestão de Conteúdo” é usada tanto por webjornalistas (focados quase sempre em processos digitais de comunicação interna) quanto por profissionais de ciência da informação (preocupados com o ciclo de vida de documentos, sua gestão, guarda, compliance, etc). Logo, o mundo do conteúdo, em verdade, são dois mundos – um com visão mais estrita do que seja conteúdo, enquanto o outro aborda o tema de forma bem mais ampla.

gestão do conteúdo

A segunda proposta de valor: promover o uso e reuso, organizar o conteúdo.

Em qualquer dos casos, o que está em jogo é a capacidade de gerar uma base mais estruturada de informações e conhecimentos explícitos, ao mesmo tempo em que se amplia o alcance (tanto do consumo quanto da participação/inserção). Em outras palavras: o nome do jogo é “uso e reuso”… e a questão é “como achar a agulha no palheiro”, na medida em que o problema maior dos nossos tempos é o excesso (e não a falta) de conteúdos.

Do ponto de vista da gestão do conhecimento, está em jogo a memória, a base sobre a qual, pela via da colaboração (próximo pilar, próximo post), podemos criar, inovar. Do ponto de vista do negócio em si, trata-se de prover o just in time da informação: que ela chegue na hora certa, para a pessoa certa, de forma indissociada ao processo de negócio.

Na sua interface com a Tecnologia, temos as ferramentas de Busca, ECM (Enterprise Content Management) e afins, viabilizando essa estruturação e recuperação mais fácil. Na interface com a Colaboração, é o mundo da aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inteligência coletiva – assunto do próximo post da série, aguardem…

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s