Interagindo com o mercado


De perplexidade em perplexidade caminha a humanidade… esse é o sentimento maior que ficou em mim nestes últimos dias, quando estive em contato com representantes de diversas empresas, em eventos realizados.

Quinta e sexta da semana passada realizei a oitava edição do meu workshop sobre intranets e portais corporativos. Ontem, participei de uma mesa de debates no World Web Expo Forum, sobre a aplicação da web 2.0 no mundo empresarial (falei do conceito de Enterprise 2.0).

Na oitava edição do meu workshop, que teve 30 participantes e foi muito animado, produtivo, via-se que muitas das idéias que eu apresento parecem muito boas, mas muito difíceis de emplacar em um mundo empresarial essencialmente conservador. Mas é bom ver que a perplexidade do primeiro dia se transformou em ação propositiva no segundo, quando a turma se dividiu em grupos e fizemos a dinâmica de montar as etapas de um projeto de reformulação ou implantação de uma intranet ou portal corporativo.

No evento de ontem, eu é que fiquei perplexo: pela primeira vez na vida, vi que as pessoas me encararam como alguém “conservador”… era o oposto do que havia acontecido no workshop… Isso certamente aconteceu porque optei por lançar questões que colocavam em contraposição a expectativa de uso da web 2.0 na internet e as possibilidades de aplicação no mundo corporativo. Por este último ser mais controlado, fechado e regulado, não dá para pensar em uma transposição direta.

Como a maioria do público estava ali para pensar a internet, meu discurso ficou naturalmente conservador, já que eu listei, por exemplo, sete questões que a Enterprise 2.0  não responde – e que todo CIO vai certamente perguntar…

De qualquer forma, fiquei feliz em ser o contraponto – conseguimos animar as discussões na mesa, que teve também o Marcelo Coutinho, do IBOPE, e o Mário Costa, da IBM. Se as pessoas sairam da zona de conforto e ficaram com minhocas na cabeça, então o objetivo foi alcançado.

Quem quiser ver os slides que usei para apoiar minha fala inicial, pode acessar o “Eu, multimídia” aqui do blog – eles já estão lá. Já os do workshop são muitos e ficariam pesados demais – vou editar e em breve disponibilizo um aperitivo, ok?

Comente

