Escolha da ferramenta – bastidores…


Na hora de comprar uma ferramenta para suportar o ambiente digital, muita gente boa queima neurônios em busca de uma metodologia eficaz de comparação. Eu mesmo já participei de várias ações assim, encomendadas por profissionais sérios de empresas clientes. São preocupações legítimas, que envolvem um trabalho criterioso.

Neste sentido, o pulo do gato está em estabelecer não só requisitos de sistema, mas também de negócio. Em outras palavras: se está claro para você que o ambiente digital é a infovia por onde transitam os negócios no século XXI, então não adianta olhar apenas as características técnicas das ferramentas. É preciso saber onde se quer chegar, do ponto de vista estratégico, para ver qual a mais aderente.

Entretanto, por mais criterioso que seja o método, dois grandes drivers normalmente desequilibram o jogo nos bastidores.

O primeiro dele é ultra-legítimo: o legado. Sim, empresas não nasceram ontem. Possuem sistemas anteriores à escolha da ferramenta de portal. E não raro fizeram alguma opção clara de caminho (ex: .net x java). Logo, o parque atual de TI e os recursos humanos que ela dispõe terão uma enorme influência na escolha, já que um dos grandes papéis dos portais é atuar como agente integrador (é aí, na verdade, que está o ROI hard da coisa toda). TI normalmente busca homogeneidade e convergência, para reduzir a dor de cabeça das integrações.

Mas há um outro elemento nos bastidores que não segue nenhuma lógica, a não ser a da velha “lei do mais forte”. Quando um big player tem interesse numa determinada conta ou cliente, não há quem segure. São verdadeiros tratores, com o poderio do marketing e das verbas a fundo perdido. A gente houve cada história… fato é que não há análise técnica que resista a um acordo de cavalheiros ou a uma mala cheia de verdinhas (infelizmente).

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s