SMITH PRODUZ EAD DE QUALIDADE


No último dia 8, tive a oportunidade de conhecer de perto um trabalho muito bom na área de Ensino a Distância (ou e-learning, como queiram). A convite do Marcelo Smith, CEO da Smith, fui conhecer as instalações e os conteúdos desenvolvidos por eles para seus clientes (em sua maioria, da área farmacêutica, além da Votorantim-Cimentos, já citada aqui nos posts sobre a 3a. Conferência sobre Portais Corporativos – vide mais abaixo).

A área de EAD sofre os mesmos problemas de todos os “novos segmentos”, incluindo Gestão do Conhecimento e Portais Corporativos: falta uma visão clara a respeito de conceitos básicos, que dificilmente são hegemônicos. Além disso, há muitos “interessados” (e alguns oportunistas, porque não dizer) que colocam “apostilas online”, muitas vezes com a melhor das intenções, e chamam isso de EAD… Resultado: muita confusão e pouca visão do que realmente o ensino a distância pode fazer no trabalho de converter conhecimentos tácitos em explícitos ou na divulgação uniforme de melhores práticas, por exemplo.

Por isso a importância de conhecer uma empresa como a Smith: eles, que são focados em produção de conteúdo, demonstram ter uma visão correta do EAD, oferecendo um serviço que tem na educação seu maior pilar, utilizando a tecnologia como apoio. Além disso, integram muito bem o EAD no conceito de Gestão do Conhecimento, o que me parece fundamental.

Sem dúvida, a Smith – e o Marcelo, em particular – é mais um aliado na missão de divulgar conceitos corretos nessas novas áreas, contribuindo para que possamos formar massa crítica e criar um mercado que saiba cada vez melhor separar o joio do trigo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s