PESQUISA APONTA USO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS


A HSM acaba de publicar pesquisa da Bain & Company sobre as “ferramentas para o crescimento” utilizadas pelas empresas brasileiras (a amostra foi composta de 60 companhias nacionais). KM (Gestão do Conhecimento) é listada como uma das ferramentas e os dados referentes a ela são os seguintes:

– 49% das empresas consultadas já se utilizam de KM (17a. posição dentre as 25 ferramentas mais usadas);

– o grau de satisfação com a ferramenta, numa escala de 1 a 5, foi de 4,10 (acima da média geral e o sétimo melhor índice, dentre as 25 ferramentas pesquisadas);

– de 2000 para 2002, KM foi a ferramenta que mais cresceu (27% a mais), ao lado do BSC e à frente de CRM, por exemplo.

A pesquisa destaca a “virada” do CRM, que passou por um período crítico em 2000, com 23% de desistências, contra 0% em 2002. A explicação seria o fato de que “novas ferramentas geralmente requerem um período de aprendizado – longo, às vezes – e alcançam sucesso apenas quando recebem total atenção da administração”, nas palavras da Bain & Company. O mesmo pode estar se dando com relação à Gestão do Conhecimento, não?

Agora, a pergunta que não quer calar: Gestão do Conhecimento é uma “ferramenta para o crescimento”, uma filosofia empresarial ou uma nova disciplina? A Bain & Company apresenta, ao final da pesquisa, um glossário onde define KM como sendo algo que “desenvolve sistemas e processos para a aquisição e compartilhamento de ativos intelectuais por todos os funcionários e até parceiros da empresa” – uma visão um tanto restrita e por demais tecnicista, não? Comentários são bem-vindos!

Anúncios

One thought on “PESQUISA APONTA USO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

  1. As corporações devem atentar para a grande importância de implantar Sistema de Gestão do Conhecimento. Será fundamental na estratégia e desenvolvimento. Pois uma de suas funções é a de melhor aproveitamento das capacidades intelectuais, retendo as para melhor desempenho. A organização efetiva documental do trajeto das instituições, demonstrando aprendizado e evolução.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s