QUANDO 2 + 2 É MAIS QUE 4


Um dos pontos que mais me chamaram a atenção ao avaliar mais detidamente os casos apresentados na 3a. Conferência sobre Portais Corporativos (veja os 4 posts da cobertura em tempo real, mais abaixo) é que poucos demonstravam ver o portal como infra-estrutura para a Gestão do Conhecimento (GC).

Vale ressaltar que muitas das funcionalidades de um portal estão presentes em todos os casos, mas isso não garante, por si só, que a criação da ferramenta siga uma lógica maior, visando fazer rodar a famosa espiral da conversão do conhecimento, de Nonaka e Takeuchi.

Ou seja: quando a empresa visa a implantação da GC e parte de uma análise dos conhecimentos críticos ao negócio para então procurar a solução tecnológica, o resultado é muito maior do que a simples soma das partes. Nessas horas, 2+2=5 ou mais, com certeza.

Infelizmente, muitas intranets continuam nascendo em departamentos, sem muito foco, e acabam virando uma coleção de funções agrupadas sob algo que se pretende ser um portal corporativo – mas carecem de um nexo maior, revelada principalmente na falta de articulação das iniciativas. É preciso partir do problema para a solução – e não o contrário, como é comum.

Aparentemente, parece ser difícil distinguir um portal cheio de recursos, mas sem GC, de um que esteja a serviço dela. Mas basta recorrermos a uma analogia para que a coisa fique bem mais clara: se você vai viajar para algum lugar, ter uma Ferrari, último tipo, pode não ser suficiente. É preciso, antes de mais nada, que você saiba para onde quer ir e tenha um mapa que o ajude a chegar ao destino (se a estrada for de barro, sua Ferrari de pouco adianta, percebe?).

Resumindo: um portal corporativo, quando aliado da GC, é bem maior do que a soma das suas funcionalidades. E pouca gente acordou para este fato, pelo visto.

No artigo que está para ser publicado no Webinsider exploro ainda mais esta questão. Colocarei um post tão logo ele esteja no ar, ok?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s