MAIS 3 CASES INTERESSANTES NA CONFERÊNCIA SOBRE PORTAIS – 3o. Post


Agora pela manhã, tivemos as apresentações da Embraco, Votorantim Cimentos e Vivo.

Carlos Rosa, da Embraco, apresentou uma idéia de portal baseada em processos, procurando estabelecer inclusive a geração de conteúdo a partir deles. Da mesma forma que em outros cases, o conceito evolutivo, começando simples e agregando funcionalidades, esteve presente no projeto. A iniciativa da Embraco é capitaneada pela área de TI e tem regras bastante rígidas para publicação e manutenção.

Seguiu-se aquela que foi, até agora, a melhor apresentação do evento: o case da Votorantim Cimentos. Muito embora eles não tenham ainda construído um portal que englobe toda a companhia, há uma área chamada “Canal do Conhecimento” em que estão presentes módulos de Pessoas (mapeamento de competências), Comunidades (fóruns, mural, chat), Biblioteca (repositório e memória organizacional) e Ensino a Distância (onde treinamentos básicos precedem treinamentos presenciais, mais aprofundados). O interessante foi notar a filosofia de KM perpassando todo o projeto, com estímulos efetivos à participação de todos os funcionários, incluindo os de chão de fábrica. Outra novidade: todo o projeto teve início nas comunidades virtuais, tema pouco explorado na maioria dos portais, que acabam focando mais no compartilhamento de conhecimento explícito do que tácito. A integração entre os módulos é outro ponto alto, permitindo aproximação de pessoas com mesmos interesses.

Fechando a manhã, tivemos Adilson Valiente, Coordenador de Integração Cultural da Vivo, falando do Portal Corporativo de RH, baseado em PeopleSoft. Trata-se, sem dúvida, de uma solução muito robusta e integrada, que impressiona. Destaque para o processo de fusão das 4 empresas que deram origem à Vivo, o que gerou também uma série de ações de endomarketing, com apoio muito forte do portal.

Em poucos instantes vão ter início as palestras da tarde, finalizando este último dia: não deixe de conferir os resumos mais tarde, por volta das 20h.

Vale lembrar que, como todo Blog, aqui no INTRA você também pode interagir, deixando sua opinião ou comentário (basta clicar no link abaixo). Não deixe de participar! :o)

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s