CASES DE SUCESSO DOMINAM A PARTE DA TARDE DA CONFERÊNCIA – 2o. Post


Dando continuidade à cobertura “em tempo real” da 3a. Conferência sobre Portais Corporativos, segue um resumo das palestras ministradas na parte da tarde deste primeiro dia de evento, quando foram apresentados 3 cases de sucesso na implantação de portais.

Sandro Martins, Coordenador de e-business da Cargill Fertilizantes, apresentou uma interessante integração de portal B2E com extranet e internet, apoiando a força de vendas. Fez um comparativo entre a realidade anterior e posterior à implantação da solução, que permitiu aos vendedores contarem com informações importantes em tempo real e municiou a empresa com conhecimentos que antes só ficavam na mente destes funcionários. Destaque para a redução do ciclo de pedido, algo importantíssimo para uma empresa que, por vender fertilizantes, fica muitas vezes à mercê de mudanças climáticas, o que antes levava ao cancelamento de pedidos no decorrer do ciclo. Ao final, ressaltou a importância da segurança dos sistemas, uma vez que há transações via internet.

Em seguida, Regina Pistelli, Diretora de Informática e Telecomunicações dos Laboratórios Fleury, ressaltou a importância do portal corporativo para atingir os objetivos estratégicos de negócio. Mostrando que a Missão e Visão da empresa parte da noção de que o cliente satisfeita gera, em decorrência, o lucro, construiu um raciocínio mostrando o quanto o portal vem contribuindo para um melhor atendimento e para desonerar os funcionários de tarefas que antes estavam registrados em livros físicos. Destaque para a melhoria significativa da comunicação e do compartilhamento, reduzindo significativamente o uso de rádio (meio anterior de contato) pelo acesso das informações, de forma estruturada, no portal. Ele apóia tanto a força de atendimento quanto os médicos e a alta direção. Interessante notar que trata-se de uma solução evolutiva, que em alguns aspectos ainda não atingiu um estágio ótimo, mas traz resultados muito claros e evidentes mesmo assim.

Fechando o primeiro dia da Conferência, que continua amanhã, Nelson Segoshi, Gerente do Departamento de TI da Transmissão Paulista, apresentou um case em que o portal corporativo auxiliou no processo de fusão de duas empresas do setor elétrico. O enfoque vem sendo trabalhar com as tecnologias existentes, tentando evitar o assédio das empresas fornecedoras de software, que acabam por tentar moldar uma definição de portal de acordo com as funcionalidades que sua solução contempla. O portal da Transmissão Paulista também é evolutivo e conta com 14 salas virtuais, com 446 participantes, além de disponibilizar um enorme número de manuais técnicos, plantas e afins.

OPINIÃO
Sem dúvida, o primeiro dia do evento foi muito produtivo e instigante. Na parte da manhã, destaque para a abordagem de Saulo Figueiredo, mostrando o estado da arte em matéria de busca e taxonomia por agentes, o que permitiu aos presentes terem uma noção muito clara das potencialidades de uma engine inteligente. A apresentação da Price também foi muito boa, pois tocou em um ponto chave: a mudança cultural necessária e a criação de uma estrutura de apoio e estímulo ao compartilhamento efetivo de informações e conhecimento.

Os cases da parte da tarde também foram interessantes, muito embora não tenham acrescentado grandes novidades. Talvez a maior delas seja constatar a postura evolutiva em relação aos portais como algo predominante, uma vez que os recursos são sempre escassos e o cálculo do ROI nem sempre é fácil. Neste sentido, é importante destacar que o casamento do portal B2E com aplicações de extranet e de internet, com apoio a força externa de vendas, se mostra um ótimo caminho facilitador interessante para conquistar apoio – e recursos – da alta direção, uma vez que estão sendo atendidos, de modo muito claro e tangível, objetivos estratégicos da empresa, gerando lucros visíveis e facilmente constatáveis.

O único ponto a lamentar é que a grande maioria dos participantes (cerca de 40 pagantes) parece ser oriundo da área de TI, fazendo com que as perguntas para os palestrantes fiquem muito focadas em questões tecnológicas. Isso mostra que, por mais que destaquemos o quanto Portais só fazem sentido em um contexto de Gestão do Conhecimento – como bem destacou o Presidente da Conferência, Eduardo Lapa -, eles ainda são vistos como ferramentas desconectadas desta realidade por muitos.

. . .

Amanhã teremos apresentações da Embraco, Votorantim, Vivo, Educaterra, Oracle e Vale do Rio Doce. Quer saber de tudo? É só retornar ao INTRA! A panorâmica da parte da manhã deve estar no ar antes das 14h, enquanto o relato referente à tarde deve estar disponível por volta das 20h. Não deixe de conferir estes furos de reportagem, exclusivos do INTRA!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s